segunda-feira, 30 de maio de 2011

Genealogia da Família do Ó

Do Ó - A Família

Não se deve confundir as pessoas que têm o sobrenome do Ó com aquelas que têm apenas o prenome de José do Ó ou Maria do Ó. Nestas, a presença do "do Ó" representa uma atenção ou homenagem religiosa à Nossa Senhora do Ó, cultuada em Portugal e também no Brasil.

O sobrenome "do Ó", já como sobrenome consolidado e não apenas de invocação religiosa, está presente em Portugal na região do Algarve há vários séculos. Documenta-se em Faro já no século XVII e em Olhão a partir do século XVIII. Parece ser particularmente comum em Olhão. Também encontra-se alguns "do Ó" em Tavira a partir do século XVIII.

No início do século passado, emigrou de Portugal para o Brasil um rebento da família do Ó, Francisco de Souza do Ó, estabelecendo sua moradia no lugar Nossa Senhora do Ó, estado de Pernambuco. Não sabemos se a família do Ó deu nome àquela localidade.

Francisco de Souza do Ó, tempos depois, contraiu matrimônio, constituindo família naquela localidade. Um dos filhos do casal, João Francisco de Souza do Ó, já rapaz, obteve de seus pais permissão para se transportar para a cidade de Bom Jardim, no mesmo estado, onde, anos depois, casou-se com uma paraibana de nome Francisca Maria do Espírito Santo, constituindo numerosa família, cujos filhos fora os seguintes: Belarmino de Souza do Ó, José de Souzado Ó, Manoel de Souza do Ó, Joaquim de Souza do Ó, Paulino de Souza do Ó, Juvino de Souza do Ó, Moisés de Souza do Ó (o caçula), e ainda as seguintes filhas: Antônia de Souza do Ó, Alexandrina de Souza do Ó e Maria de Souza do Ó, num total de dez filhos.

No ano de 1876, João Francisco de Souza do Ó decidiu mudar-se de Bom Jardim para a cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, fixando residência no subúrbio denominado Catarina, adquirindo ali uma propriedade, aonde reiniciou sua profissão de agricultor.

No ano de 1878, João Francisco de Souza do Ó, o chefe da família, falecia repentinamente e a viúva, com seus dez filhos, permaneceu na localidade, assumindo a responsabilidade dos filhos, até atingirem a maioridade. Os mais velhos, Belarmino de Souza do Ó e José de Souza do Ó, casaram-se logo, fixando residências também no mesmo município.

Anos depois, Belarmino deixou a cidade de Campina Grande, juntamente com esposa e três filhos, viajando para outras paragens, não chegando a dar mais suas notícias.

José de Sousa do Ó teve, do seu primeiro casamento, apenas uma filha, chamada Maria de Souzado Ó, que casou-se com seu próprio tio, Juvino de Souza do Ó, constituindo numerosa família: Malaquias de Souza do Ó, Zacarias de Souza do Ó, Isaías de Souza do Ó, Heleno de Souza do Ó, Norival de Souza do Ó, Juvino de Souza do Ó Filho, Doralice de Souza do Ó e Zita de Souza do Ó.

Após a morte do patriarca da família do Ó em Campina Grande, João Francisco de Souza do Ó, seus filhos José de Souza do Ó, Manoel de Souza do Ó e Juvino de Souza do Ó ingressaram no comércio de miudezas e mascateação, com "baús nas costas" por todo o município. Anos depois, com seus próprios esforços, conseguiram capital necessário para se estabelecerem no comércio de Campina Grande. Os demais irmãos permaneceram tirando da agricultura o necessário para sua manutenção.

Os estabelecimentos de José, Manoel e Juvino, eram na atual rua Maciel Pinheiro e tinham, pela ordem, os seguintes nomes: Casa da Bandeira, Casa Indiana e O Vesúvio.

Juvino de Souza do Ó foi, por diversas vezes, presidente da Câmara Municipal e prefeito interino de Campina Grande, por um certo tempo. Adquiriu também a patente de major.

O estabelecimento O Vesúvio passou, posteriormente, para as mãos de Malaquias de Souza do Ó. A Casa Indiana passou para Zacarias de Souza do Ó, tendo pertencido depois a Heleno de Souza do Ó.

A família do Ó estendeu-se por quase todo o Brasil, até no Rio Grande do Sul, onde Fernando de Souza do Ó, oficial do Exército, advogado e pregador espírita conhecido por seus inúmeros livros, fixou residência na cidade de Santa Maria.

Observação: A maior parte desta informações foram transcritas de uma antiga publicação da Maçonaria campinense, quando do centenário de Juvino de Souza do Ó, em homenagem ao Maçom muito respeitado que foi.

O Meu Pequeno Núcleo Familiar

Zacarias de Souza do Ó estudou engenharia civil no Rio de Janeiro até o penúltimo ano, quando casou com Elisa Freire de Andrade, também natural de Campina Grande, tendo os seguintes filhos: Maria da Guia Freire do Ó, Evanildo Freire do Ó, Enivaldo Freire do Ó e Marlene Freire do Ó.

Enivaldo Freire do Ó casou-se, em 22 de julho de 1950, com Maria do Socorro Ribeiro Dantas, natural do estado do Rio Grande do Norte. Deste matrimônio, nasceram os seguintes filhos: Evanildo Dantas do Ó, Tânia Dantas do Ó, Enivaldo Freire do Ó Filho, Enilda Vitória Dantas do Ó, Márcia Dantas do Ó e Eider Dantas do Ó.

Evanildo Dantas do Ó, do seu primeiro casamento com Elenice Sevilhana, gerou Elbert Demetrius do Ó. De suas segundas núpcias, com Ana Júlia, nasceu Augusto.

Enivaldo Freire do Ó Filho casou-se com Terezinha Aparecida Bianchi Juliano, tendo os seguintes filhos: Daniela Bianchi do Ó, Bruno Bianchi do Ó e Juliano Bianchi do Ó. Atualmente, residem em São José dos Campos, estado de São Paulo.

Enilda Vitória Dantas do Ó casou-se com João Arthur de Santa Cruz Oliveira, natural de Olinda, tendo as seguintes filhas: Gabriela Dantas de Santa Cruz, Juliana Dantas de Santa Cruz e Isabela Dantas de Santa Cruz. Atualmente residem em Natal.

Márcia Dantas do Ó casou-se com Márcio de Araújo Paiva, tendo os seguinte filhos: Mariana Dantas do Ó Paiva, Marcio de Araújo Paiva Filho e Marina Dantas do Ó Paiva. Atualmente, residem em Curitiba.

Eider Dantas do Ó casou-se com Alexandra Escóssia Cavalcanti Silva, natural de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte e tem uma filha, Maria Clara Escóssia Silva do Ó. Atualmente, residem em Recife.

Para Ser Continuado...

O formato linear de apresentação e o não uso da nomenclatura adequada às exposições genealógicas devem-se ao pequeno volume de informações existentes.Peço as minhas mais sinceras desculpas por não haver conseguido uma maior abrangência. Este trabalho foi resultado direto das informações obtidas com Enivaldo Freire do Ó (meu pai), do qual transcrevo: "Não comentei sobre os tios por saber pouco deles e não saber, com certeza, o total e nome de todos os primos legítimos (chamados primos irmãos)".

Entretanto, uma vez que as raízes estão precisamente definidas, a 'extensão horizontal' da árvore torna-se viável, constituindo-se em um trabalho de família, que muito contribuirá para a aproximação e o congraçamento de todos.

Favor remeter críticas, comentários, sugestões e outras informações para serem anexadas a este documento.
Eider do Ó


Observações Importantes:

(1) O texto acima foi publicado na Web em 1997, quando a internet era ainda incipiente, e permaneceu disponível de forma contínua até 2007, quando o retiramos do ar por desserviço do antigo provedor.

128 comentários:

  1. Bom eu sou marta inez lima do ó filha de cezar rocha do ó e neta de acacio do ó.E amei muiiito saber um pouco da historia de minha familia.
    Ass:MArta inez lima do ó

    ResponderExcluir
  2. sou claudia cristina conceição do o filha de josé marques do ó,neta de manoel marques do ó de campina grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cláudia
      Eu me chamo Paulo Marques do Ó (moro no Rio de Janeiro) e meu pai se chama Pedro Marques do Ó, ele falava que tinha um irmão que se chamava José Marques do Ó e que morava em Campina grande. Por isso acho que nossos pais são irmãos . meu email para contato é paulo.do.o@hotmail.com

      Excluir
    2. Que interessante! Meu pai é Sebastião Marques do ó, moramos em São Paulo, mas meu pai é de Pernambuco. Meu email andrea_psicologa@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá o nome do meu esposo é Luciano Porfírio do Ó seu pai chamava Lupercino Porfírio do Ó casou Maria Benedita do Ó migrou para Taubaté ele veio de Pernambuco e toda família mora em Caçapava e não sabe nada da família, eles são em 13 irmãos.

      Excluir
  3. Amigos,meu nome é ANIBAL BARBOSA DO Ó , meu PAI se chama ADALTO ADENIAS DO Ó,EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MINHA GENEALOGIA.MEU PAI MORA ATUALMENTE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA PERNAMBUCO EM UM BAIRRO CHAMADO JANGA, ELE SEMPRE MOROU LÁ DESDE DE CRIANÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Seu avó se chama ADENIAS MANOEL DO Ó que tem uma filha chamada ALICE ADENIAS DO Ó, o primeiro nome dela foi dado em homenagem a mãe dele, falecida em 21.06.1951 numa casa s/n na praia de Pau-Amarelo, Paulista, após da luz EVERALDA JOSEFÁ DO Ó (minha tia-avó). Sou neto de AURÉLIA MARIA DO Ó, bisneto de JOÃO MANOEL DO Ó, trineto de MANOEL ANTÔNIO DO Ó

      Excluir
    2. Meu sogro veio de Pernambuco Lupercino Porfírio do Ó.

      Excluir
    3. Oi anibal sou cesar Rodriguez Oliveira moro no Panama na America central
      sou tatara neto de manoel Antonio do Ó casado com Candida Maria do Ó,
      bisneto de Antonio manoel do Ó que casou com josefa maria da conceicao
      e neto de maria lourdes do O filha desse cazamento, achei interesante que nessa mesma genealogia tem outro cazamento do me bizavo Antonio manoel do O com Laura Theodora dos Santos entao pode ser que ele casou antes ou depois da minha biza josefa maria da conceicao..quem quizer me add tiver parentesco com eles ficaria muito feliz +50765572584 email: cesarbrasil20@gmail.com ja achei un primo o augusto :D

      Excluir
  4. Olá, meu nome é Sérgio de Souza do Ó, estou pesquisando se nossa familia possui um brasão, mas ainda não obtive sucesso. Alguem sabe de alguma coisa?
    por favor entrar em contato por poweredbycientista@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu sou o Edilson Feliciano do Ó,filho de Elias Marques do Ó(pb)e Doralice Feliciano do Ó(pe);meus avós paternos:Manoel Marques do Ó e Isabel Rocha do Ó;sou o pai do Sergio de Souza do Ó e Elloá Francis de Souza do Ó.Sou do Rio de Janeiro,e-mail:edfeliciano@live.com
    Ja tentei fazer esse trabalho atraves dos Mormons,mas nao obtive sucesso.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá; Sou Jorge Luiz Marques do Ó, Sou Carioca, resido atualmente no ES, sou filho de Alcides Marques do Ó, Nascido em Campina Grande Paraiba, e Maria Alzira Marques do Ó, nascida no RJ.
    Obs: Tenho as figuras dos Brasões das Familias Marques e do Ó, não estão muito bem mas podem ser retocadas. vou tentar em breve colocar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Carime Cristina do Ó sou neta do Isaías do Ó. Moro em São Paulo .... interessante saber pouco sobre nossa origem

      Excluir
  7. O problema não é o sobrenome em si, mas a pergunta continua: porque Ó? Como e por quê teve início.

    Uma vez ouvi uma explicação meio estranha e gostaria que alguém dissesse algo a respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José.

      A melhor explicação que tive a respeito da origem de nosso sobrenome é a que diz que ele é derivado da expressão latina "DE ORUM", que siginifica "Dos Deuses". Nunca consegui nada que pudesse confirmar isso, mas é a que me parece mais plausível. Abraços.

      Edson Marin do Ó

      Excluir
    2. Olá!
      O meu pai tem o apelido do Ó e daquilo que pude constatar em fóruns de geneologia as duas origens que encontrei que me parecem possiveis são:

      -Ligação à Nossa Senhora do Ó (talvez fosse um familia particularmente devota...)

      - Grupo de navegadores dos Descobrimentos, oriundos da cidade de Olhão, que foram distinguidos pelos seus feitos com uma medalha em forma de Ó, passando a ser conhecidos como os do Ó (os que usavam/tinham a medalha Ó).

      Esta última parece-me ser a origem mais correcta, uma vez que todas as familias do Ó que encontrei por aqui em Portugal, são de origem Algarvia ou do Baixo Alentejo.

      Cumprimentos,
      Margarida Ferreira

      Excluir
    3. A Igreja diz no vocativo: Ó Sabedoria... Ó Adonai... Ó raiz de Jessé... Ó Chave de Davi... Ó Sol nascente... Ó Rei das Nações... Ó Emanuel...! O mesmo invocativo tornou-se inspiração para a canção "Punk da Periferia", de Gilberto Gil.
      Sou descendente de Tome Rodrigues Nogueira do Ó.

      Excluir
    4. Do Ó, em homenagem a Nossa Senhora do Ó. A origem da família é de Portugal. Também sou descendente dos do Ó. Sou do interior da Paraíba.

      Excluir
  8. Olá a todos!
    Interessante texto, que certamente se refere também aos do Ó que se fixaram em Bauru/SP. Meu bisavô se chamava Esaú Souza do Ó.
    Alguém tem informação sobre a cidade em Portugal de onde Francisco de Souza do Ó, nosso "patriarca", veio? Gostaria muito de saber.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius, moro no RJ e sou neta de Ezaú de Souza do Ó, filho de Manoel de Souza do Ó. O vô Ezaú casou pela segunda vez aqui no RJ com minha avó Bauduina Pereira do Ó e tiveram 7 filhos.

      Excluir
    2. Oi, Debora, tudo bem?
      Somos meio primos, já que também sou neto de Ezaú, mas meu pai é filho do primeiro casamento dele. Você é filha de quem? E o nome da mãe do vovô, você poderia me dizer? Abraços.

      Excluir
    3. Débora, boa tarde. Sou de João Pessoa, PB e meu avô também é Ézau Souza do Ó, porém queria saber se ele nasceu em Campina Grande e de que ano ele é. Desde já grata pela atenção. Desde já grata pela atenção.

      Excluir
    4. Oi Meu bisavô se chama Ezau Souza do O, minha avó, Paula Edina do O foi filha de Ezau Souza do Ó e Erothildes Rocha do O. Ela nasceu em Bauru e faleceu no Ariosto de Janeiro. Gostaria de saber um poço mais sobre datas e de onde vieram. Fiz teste de DNA e encontrei alguns primos de 3 e 4 grau que tb fizeram o teste. Por agora estou tentando encontrar documentos e construir a árvore genealógica da família se alguém puder me ajudar.

      Excluir
  9. Olá,

    Eu me chamo Paulão do Ó. Minha mãe se chamava Bartira Pinto do Ó e meu pai Rolando Barros do Ó e gostei muito de encontrar esse site!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, chamo-me Ana Paula de Souza do Ó, o meu Pai Palu de Souza do Ó, filho de Francisco de Souza do Ó, teve um irmão que ainda está vivo, meu pai faleceu vai fazer 03 anos, meu tio e vivo. Moro em campina e uso com muita hora meu sobrenome, como educadora que sou. Ao ser pequena visitava Tia Alice, creio que com o tempo nso distanciamos, desejaria entrar em contato com vc.

    e-mail:anacgpb@gmail.com
    telefones:83-8805-0336

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, Você conhece algum Damião do O?

      Excluir
  11. Olá o avô do meu marido se chama josé salustiano do ò,de altinho pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maria ... entao devemos ter algum grau de parentesco pq meu pai é vanderlei francisco do é e é de altinho pernambuco

      Excluir
    2. Gente meu pai é Sebastião Marques do Ó, também de Altinho/PE, devemos ter parentesco, ele tem 85 anos, eu sou Andréa, meu email é andrea_psicologa@hotmail.com

      Excluir
  12. ola .... Meu pai e de Altinho ( lagoa dos gatos) Pernambuco e se chama Vanderlei Francisco do Ó, e eu sou Mária Marcela do Ó .
    Se possivel entre em contato comigo... 11- 96365-4118 tim... pode ligar de um tim a cobrar q eu retorno.

    ResponderExcluir
  13. ola .... Meu pai e de Altinho ( lagoa dos gatos) Pernambuco e se chama Vanderlei Francisco do Ó, e eu sou Mária Marcela do Ó .
    Se possivel entre em contato comigo... 11- 96365-4118 tim... pode ligar de um tim a cobrar q eu retorno.

    ResponderExcluir
  14. ola .... Meu pai e de Altinho ( lagoa dos gatos) Pernambuco e se chama Vanderlei Francisco do Ó, e eu sou Mária Marcela do Ó .
    Se possivel entre em contato comigo... 11- 96365-4118 tim... pode ligar de um tim a cobrar q eu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Marcela meu nome é Adriana Gomes do Ó,meu pai é José Gomes do Ó,gostaria de conhecer mais pessoas com o sobrenome do Ó,meu nome no facebook é nana gomes

      Excluir
    2. Ola Adriana te procurei mas tem muitas nanas vc pode me chamar no Instagram? Mayanna Almeida ou @diferentonaxesquisitona 98 992383616

      Excluir
  15. meu avo é Benedito Gomes do Ó,pai dele João Gomes do Ó,pai da minha vó Apolinário de Souza do Ó, do lugar chamado Chã do Rocha

    ResponderExcluir
  16. Putzzzzzzzzzzzzzzzz dri... tem um monte de Nana Gomes .... me add vc ... estou como Mária Marcela ... pra vc localizar mais facil tem uma pagina chamada delicate beleza e conforto q é de unhas ... estou la .... bjuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela se puder me manda um ZAP 98 992383616 .... Ou zchama no Instagram @Mayannaalmeida

      Excluir
  17. minha mae se chama Maria Luzinete do Ó, filha de Luiz Valdevino do Ó, seu avô é Jpse Valdevino do Ó de altinho pernambuco, provavelmente perante de alguns de voces que aqui s encontram, pelo que vi muitos da familia do ó no comeco se encontravam em altinho, provavelmente ate tem uma materia sobre uma fazenda nossa senhora do ó e uma igreja fundada la tbm, mas a relacao entre elas nao deve ter tanto ha ver com a familia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Altinho

    ResponderExcluir
  18. Eu maria da guia do ó filha primogenita de zacarias de souza do ó e eliza freire .saudades de todos dessa familia!

    ResponderExcluir
  19. Sou Gabriel do Ó, neto de Arlene do Ó(filha de Benedita do Ó) moro atualmente em Candeias PE e gostaria de saber mais sobre a família

    ResponderExcluir
  20. Olá , Sou Glauceane Magalhães do Ó, filha de Francisco Linhares do Ó, neta de Severina Linhares do Ò. Sou de Senador Pompeu , Ceará. Ótimo conteúdo o do blog, parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou Izabel Martins, filha de Antonio Martins dos Santos(conhecido como Antonio do Ó) .Ele é filho de Sebastiana Maria da Conceição, nascida no Crato Ceará. eu estou procurando parentes dessa senhora Sebastiana Maria da Conceição, que saiu do ceará ainda jovem e veio para o Piauí,onde constituiu uma nova família. estou tentando saber se ela era filha de alguém com sobrenome do Ó.

      Excluir
  21. Olá , Sou Glauceane Magalhães do Ó, filha de Francisco Linhares do Ó, neta de Severina Linhares do Ò. Sou de Senador Pompeu , Ceará. Ótimo conteúdo o do blog, parabens!!

    ResponderExcluir
  22. Olá sou Julia Palmeira do Ó,neta de Antonio de Padua Souza do Ó(falecido),adorei essa página! parabéens!Campina Grande/PB

    ResponderExcluir
  23. Olá, me chamo Jéssica Oliveira, e minha bisavó materna chama-se Maria do Ó Alves (nome de casada), estou procurando saber mais sobre minha família, sou Neta de Estelita Maria Alves, se alguém tem informações sobre os descendentes de Maria de Souza do Ó, meu email é jessica.j.pm@hotmail.com

    Tem uma família grande aqui.

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu procuro Maria da Guia do O filha de Damião do O e Josefa, alguém sabe alguma coisa a respeito?

    ResponderExcluir
  25. Estou muito feliz por identificar meus antepassados! Meu nome é Francisco Roberto do Ó, sou tetraneto de Francisco de Souza do Ó, trineto de João Francisco de Souza do Ó, bisneto de Manoel de Souza do Ó, neto de Fernando de Souza do Ó, que veio para Santa Maria-RS e fixou residência, onde nasceu meu pai Francisco do Ó. Grande abraço a família do Ó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, boa tarde. Você tem alguma referência de Manoel de Souza do Ó? Ezaú de Souza do Ó?

      Excluir
    2. Boa tarde Unknown! Tenho sim, aqui está a biografia de meu avô Fernando de Souza do ó, que nasceu na paraíba ainda:
      Fernando de Souza do Ó, nasceu em Campina Grande, Estado da Paraíba, em 30 de maio de 1895 e desencarnou em 5 de novembro de 1972. Era filho de Manoel de Souza do Ó e Maria da Conceição Rocha do Ó. Escreveu diversas obras teatrais. No Espiritismo, a sua atividade extraordinária lhe granjeou o respeito geral. Deixou obras excelentes, editadas pela Federação Espírita Brasileira (FEB), até hoje apreciadas, por seu conteúdo humano e pelas lições soberbas que encerram à Luz da Doutrina codificadas por Allan Kardec. Intitulam -se as obras: Alguém chorou por mim; Almas que Voltam; Apenas uma sombra de mulher; Dor do meu Destino (A); E as Vozes Falaram; Marta; Uma Luz no meu Caminho. (Fonte: Reformador, 1973.) Essa é a prova que me liga a árvore genealógica da autêntica família do Ó que veio de Algarve - Portugal

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Voxdeorum disse...
      Francisco, boa tarde.
      Se entendi direito, seu pai é Francisco, Filho de Fernando de Souza do Ó. Mas, é o mesmo Francisco que é pai do Fernando do Ó Neto II?
      Pergunto porque estou tentando descobrir se o Fernando de Souza do Ó é irmão de meu avô, Esaú e, se positivo, tentar descobrir em quantos irmãos eles eram. Você tem essa informação?
      Grato!

      Excluir
    5. Desculpe, Francisco, ia me esquecendo de informar minha genealogia. Talvez ela ajude a tornar minha pergunta mais clara.
      Pelas informações que consegui, minha árvore genealógica é esta:

      Sou Edson Marin do Ó,

      filho de Antonio Euvaldo do Ó,

      neto de Esaú de Souza do Ó,

      bisneto de Manoel de Souza do Ó,

      trineto de João Francisco de Souza do Ó,

      tataraneto de Francisco de Souza do Ó, pioneiro da família do Ó no Brasil.

      Obrigado, mais uma vez.

      Excluir
  26. Sou Tiago Cavalcanti do Ó, filho de Luiz Carlos Gomes do Ó, filho de João de Souza do Ó, que era filh9 de Malaquias de Souza do Ó, todos nós sendo filhos mais velhos. Moro em Campina Grande PB e tenho orgulho dessa família

    ResponderExcluir
  27. Ola! Sou Gardenia do Ó, filha de Juarez do Ó, neta de Severino do Ó e Maria Socorro do Ó, bisneta de Almiro do Ó e Odete do Ó, tataraneta de Tito do Ó

    ResponderExcluir
  28. Ola! Sou Gardenia do Ó, filha de Juarez do Ó, neta de Severino do Ó e Maria Socorro do Ó, bisneta de Almiro do Ó e Odete do Ó, tataraneta de Tito do Ó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gardenia, meu pai Antonio Martins dos Santos, mais conhecido como Antonio do Ó, tinha uma sobrinha chamada Odete, ela viveu no convívio com ele por alguns anos, mas depois ela se distanciou e nunca mais deu noticias. Será que é ela a sobrinha do meu pai? me responda.

      Excluir
    2. Só corrigindo o comentário acima.Sebastiana Maria da Conceição era nascida na cidade de Crateús no Ceará

      Excluir
  29. Gostaria de saber se tem muitos da família do Ó no ceará, minha vó Sebastiana Maria da Conceição era cearense da cidade do Crato. Estou procurando parentes dela , pois a família dela era chamada de do Ó. Inclusive meu pai que nasceu no Piauí era chamado Antonio do Ó, não sabemos se o sobrenome do Ó faz parte dos nossos antepassados, estou tentando descobrir, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha bisavó era do Ceará /Paraíba chama Ana do ó de Andrade por.ocasiao de seu casamento com antonio Ferreira de Andrade
      Estou procurando referências lidia-castro@hotmail.com

      Excluir
  30. Meu amigo Lucas trabalha comigo e a família da mãe dele tem o sobrenome do Ó, eles moram em Mombaça - CE e em outras localidades do Ceará - o nome da avó dele é Francisca do Ó da Costa

    ResponderExcluir
  31. Olá eu sou Edy O da Silva, de Moçambique, bisneto do primeiro O que veio a Moçambique, vindo de Alvalade, Portugal, e a família expandiu-se por todo País

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que familia enorme!!!! Olaá Prima Cláudia!!!!
      Sou Cintia Amorim Marques do Ó. Filha de João Marques do Ó, filho caçula de Josefa Barbosa e Manuel Marques do Ó.Meus avós eram agricultores em Aroeiras, Campina Grande, PB. Papai mora na baixada fluminense. Minhas tias ainda moram em Campina Grande. Muito feliz em saber que temos um ramo familiar tão grande e curioso! Felicidades e muitas bençãos pra todos os ramos dessa linda família!

      Excluir
    2. Eu moro na Baixada Fluminense também, em Caxias. Qual é o nome das suas tias?

      Excluir
  32. Sou Arlindo Rodrigues do Ó, filho de Antonio Francisco do Ó, neto de Pedro Francisco do Ó, bisneto de José Francisco do Ó. Moro em Altinho-PE. Segundo meus familiares pertencemos a essa família do Ó de Campina Grande - PB. Gostaria de obter mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sou Maria das Dores do Ó Santos, também sou filha de Antônio Francisco do Ó, Porém sou neta de José Francisco do Ó. Minha família é predominante de Carpina-PE, mas também temos origem em Campina Grande-PB, parece que temos alguns familiares em comum.

      Excluir
    2. Olá sou Edilene Francisca do Ó,filha de Lenildo Francisco do Ó (falecido) e neta de Antônio Francisco do Ó (tbm já falecido)

      Excluir
    3. Oi Edilene, você se lembra de mais alguns parentes da família do Ó?

      Excluir
  33. Olá, sou neto da antonia do ó, nascida no distrito de arapa- tiangua-ceara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou do Distrito de arapá Tianguá Ceará sou da família do ó

      Excluir
  34. Oi! O meu avô, Alexandrino do Ó, era neto de Jovino do Ó, e viveu em Queimada, na Paraíba

    ResponderExcluir
  35. Olá, me chamo Jéssica Oliveira, e minha bisavó materna chama-se Maria do Ó Alves (nome de casada), estou procurando saber mais sobre minha família, sou Neta de Estelita Maria Alves, se alguém tem informações sobre os descendentes de Maria de Souza do Ó, meu email é jessica.j.pm@hotmail.com

    Tem uma família grande aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.minha bisavó era Ana do.ó de Andrade ( nome.de casada ) morreu na região da Paraíba/Ceará

      Excluir
  36. Boa tarde!!! Peço licença no grupo, estou procurando familiares Elbert Demetrius Do O, FILHO de Evanildo Dantas Do O e Elenice Servilhana Fernandes do DO O. Ele gostaria muito de reencontrar os familiares. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estou procurando elbert Demétrius (Bebeto como chamávamos) vc tem o contato dele ? Ou de Evanildo o pai?? Como entrar em contato col vc ou com ele ? Meu Facebook giselia C Clayton meu Instagram giselia_1999,

      Excluir
  37. Boa tarde a todos... Por favor informar, se alguém conhece ( Josefa Maria da Conceição ); ela tem pai ou mãe da família ( Do Ó ). Foi casada com ( José Gomes de Meneses ). Faleceram e estão enterrados em São José da Mata, Campina Grande PB. Meu email ( ericksantosoliveira@gmail.com )

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também encontrei outro nome ( Josefa Francisca da Rocha ) também da família ( do Ó ).

      Excluir
  38. Eita que é do Ó. Muitas vezes me perguntam, do ó de que? E eu sempre respodia do O de nada so do ó mesmo. Mais agora ja sei porque somos do ó. Olá meu povo. Sou Antônio farias do ó. Filho de Luiz Alves do ó neto de maria do ó do nascimento bisneto de manoel de sena do ó. Este proviniente do piaui. E eu nascido na vila de flores distrito do tricy em tauá no ceara. Moro em Manaus Amazonas. E sou do Ó. Felicidade a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó, Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo...
      Ó, Adonai, senhor e condutor da casa de Israel...
      Ó Raiz de Jessé, que sois como estandarte dos povos...
      Ó Chave de Davi, centro da casa de Israel,...
      Ó Sol Nascente, esplendor da luz eterna e sol da justiça:...
      Ó Rei das gentes, e objeto de seus desejos, Pedra Angular,...
      Ó Emanuel, Rei e Legislador nosso esperado.

      Das nações e seu Salvador vinde,
      Salvai-nos senhor nosso Deus,
      Que os céus chovam das alturas
      E as nuvens nos tragam o Salvador.

      O nome de Nossa Senhora do Ó teria surgido do "Ó" sete vezes repetido nas evocações das antífonas.

      Excluir
  39. EU SOU NETO DE CARLOS PAULO PEREIRA DO Ó...QUERIA SABER COMO POSSO SABER MINHA GENEOLOGIA...DIZEM QUE MEU AVÔ CHEGOU NA CIDADE DE CORUMBA , ESTADO DE MS, NUM NAVIO E FOI AMAMENTADO POR ESCRAVAS.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia , meu avô era Joel de Souza do O e meu pai João Bosco de Souza do O, eu me chamo Marieta Vasconcelos do O sou do Rio de Janeiro e tenho grande interesse em conhecer meus parentes mais distantes. meu email para contato é vasconcelosmarieta@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa noite, Marieta! Você é trinta de João de Sousa do Ó e tataraneta de Manoel de Souza do Ó, um dos dez filhos de João Francisco de Souza do Ó e Francisca Maria do Espírito Santo.

      Excluir
  41. Meu nome é Luiano Marques do O
    Meu pai ,Jose Marques do O
    Meu avô , Adonias Marques do O
    Meu biza , Cícero Marques do O
    Somos do município de umbuzeiro Paraíba , atualmente eu moro no Rio de janeiro e adorei saber a origem do meu famoso do O

    ResponderExcluir
  42. Muito legal saber sobre essa família enorme q é. ..meu sogro se chama Antônio do O neto família dele e de baixo em Fortaleza hj ele rezide em.Em Rondonópolis Mato Grosso. ..Assim. Q minha filha nasceu sem.dúvida nenhuma coloquei.o.sobrenome do avô pra não perde a tradição. .

    ResponderExcluir
  43. caraca eu tbm me chamo do Ó meu nome é Jõao Gabriel Pinheiro dos Santos de Souza do Ó kkkkkk vi os comentários e vi que tem muita gente chamada do Ó mais será que somos de mesma decendencia ???

    ResponderExcluir
  44. Poxa, Achei interessante, pois meus pais Josinaldo Do Ó e Maria do Carmo Silva do Ò são natutais de Campina Grande e hoje vivem em São José Dos Campos-SP
    A origem do Nome Ó vem do meu pai , ele é de 54.

    Pai do meu pai é Raimundo Do Ó e Ines Do Ò.

    Meu Nome ´Gilson Silva Do Ó, vivo em São Jose Dos campos, interior de São Paulo.

    Estarei a Disposição.

    Att, Gilson
    12 98114 1828

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu esposo são de Caçapava todos do Ó seu pai era Lupercino Porfírio do Ó marido de Maria Benedita do Ó.

      Excluir
  45. É muito bom sabermos nossa origem, sempre escutei do meu pai(Airton de Albuquerque do Ó - filho de Heleno de Sousa do Ó) essas histórias. Amo ouvi-las

    ResponderExcluir
  46. Sou de São Paulo, meu nome Givanildo Francisco do Ó e infelizmente não tenho contato com meus familiares por parte de pai,que se chama Vanderlei Francisco do Ó,Pernambucano...
    E fiquei feliz em saber que tem muita gente com este nome do Ó.

    ResponderExcluir
  47. Meu nome Givanildo Francisco do Ó
    Email GilFrancis1@yahoo.com.br
    Facebook Gil Francis

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Sou adotada e fui pesquisar melhor sobre o sobrenome da minha mãe genética já que ela não sabia nada sobre. Ela é Souza do ó. Apenas não sei se segue esta árvore, ela e de Minas!

    ResponderExcluir
  50. Ola, me chamo Pedro sou de Luziânia Go.Meu Tio(Miliano) mais conhecido como Nego, perdeu contato com o seu amigo(Francisco josé do Ó) do Rio grande do norte, se alguém souber alguma informação dele ou de algum parente, me responde por favor:pedroapjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Sou Fábio Henrique Laurentino Alves Do ó filho de Maria Regilene Do ó neto de José Tomás Simplício Do ó sobre a vinda da minha para Altinho-PE favor entrar em contato fabiohenriqur15@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Oi muito bacana isso não sabia que tinha tantos do o meu nome é Manoel do o Dantas Cavalcante junior sou de casinha do homem Paraíba

    ResponderExcluir
  53. No que viria a ser a cidade de Sobral CE vivia um Manoel do Ó Coutinho em 1733 que deixou grande descendência. http://memoria.bn.br/DocReader/144843/1247?pesq=%22Manoel%20do%20Ó%20coutinho%22 ele faleceu em 1790 em Meruoca, Sobral CE

    ResponderExcluir
  54. Manoel era irmão do Alferes Romualdo do Ó Coutinho, oque os afasta de um nome de consagração.

    ResponderExcluir
  55. Eu sou paulo do O Monteiro, filho de Girlene do O sena, de solon do O .. origem do município de parambu Ceará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que somos da mesma família, meu pai era Antônio Moreira do ó, de senador Pompeu no Ceará

      Excluir
    2. Sou PAMELLA TEIXEIRA DO Ó, filha de Antônio Moreira do ó, acho que somos da mesma família, sou de senador Pompeu (ce)

      Excluir
  56. Eu sou Jaqueline do ó Silva filha de jacilene do ó neta de José Amaro do ó email Jackinhalinda@bol.com.br

    ResponderExcluir
  57. Sou Edilene Francisca do Ó,meu pai era Lenildo Francisco do Ó e meu avô era Antônio Francisco do Ó

    ResponderExcluir
  58. Olá, sou Mayanna neta de Venceslau Gomes do Ó e filha de Francisco Gomes do Ó.. meu avô veio do Ceará com 16 anos.. meu email mayannaalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Sou neta de Raimundo do ó. Da cidade do certo de Minh mãe e isaulina não foi criada por ele mas o conheceu ligeiramente. Quando ele uma vez foi visita lá na casaonde ela foi abandonada para adoção o nome da mãe dela adotiva era súbita e deu pai adotivo era João e minha mãe tem um sonho de conhecer alguém da família e ela já tem 85 anos mas é o sonho dela .por favor mim ajude.

    ResponderExcluir
  60. A cidade e Crato no Ceará. Meu avô Raimundo do ó gostava de andar de cavalo sempre vestia branco usava chapéu minha mãe foi criada por Jovita e João mtou no Crato mas nasceu em pedra branca no cariri.

    ResponderExcluir
  61. Que legal
    Amei encontrar vcs
    Meu nome Anna Cristina Schaider do Ó
    Meu avô se chamava Alcides Marques do Ó .. meu pai é Jorge Luis Marques do Ó.
    Agora uma curiosidade, vcs ja tiveram problema com algum documento
    Tirar documento essas coisas
    Nossa eu tive varios problemas (rs rs ) com título , cpf ..
    Um grande abraço para Todos vcs
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  62. Olá!
    Me chamo Helenisa Gomes e minha avó materna era Iracema do Ó, era indígena e morava na Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus bisavós maternos chamavam-se Joaquim do Ó e Maria Pereira do Ó( Maria do Ó). Moravam na Paraíba no município de Catole do Rocha

      Excluir
  63. Meu nome é Adriana Santos duo meu pai se chamava Manoel Sebastião do ó só sei que ele é de Pernambuco achei que só eu te sobrenome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu pai era militar, pois na família da minha mãe também tem um Sebastião, e que ele viajava pelo pelo país todo

      Excluir
    2. O pai do esposo chama Lupercino Porfírio do Ó veio de Pernambuco.

      Excluir
  64. Sou Jorge Luiz Schaider do Ó, meu avô Alcides Marques do Ó, saiu de Campina Grande para o RJ, o de se casou, vindo a falecer em 2002.

    ResponderExcluir
  65. Meu nome é Juan Benito Pereira do Ó (pb)

    ResponderExcluir
  66. sou cesar Rodriguez Oliveira moro no Panama ns America central
    sou tatara neto de manoel Antonio do Ó casado com Candida Maria do Ó,
    bisneto de Antonio manoel do Ó que casou com josefa maria da conceicao
    e neto de maria lourdes do O filha desse cazamento, achei interesante que nessa mesma genealogia tem outro cazamento do me bizavo Antonio manoel do O com Laura Theodora dos Santos entao pode ser que ele casou antes ou depois da minha biza josefa maria da conceicao..quem quizer me add tiver parentesco com eles ficaria muito feliz +50765572584 email: cesarbrasil20@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Sou da família do ó no Piauí sempre tive está curiosidade de onde vem este sobrenome brigado

    ResponderExcluir
  68. Olá, sou Vinícius Nunes Araújo do Ó, sou filho de Jeff Pereira do Ó [Nascido no Rio de Janeiro], mas não sei quase nada da minha árvore genealógica e gostaria de entender melhor.

    ResponderExcluir
  69. Olá Boa tarde.eu me chamo JOSÉ DO Ó DO NASCIMENTO.ADOREI SABER QUE EXISTEM MILHARES DE DO Ó NO MUNDO INTEIRO. NÃO POSSO POR INFORMAÇÃO DA MINHA FAMÍLIA DO Ó. MAS ASSIM QUE EU TIVER MANDAREI PARA TODOS OS DO Ó.

    ResponderExcluir
  70. DESCULPA NASCI EM UMA CIDADE DA PARAÍBA CHAMADA LAGOA.PERTO DE POMBAL.

    ResponderExcluir
  71. Minha vó Cecília do Ó de Araújo. Pb
    Neta de Rosa Rodrigues do Ó e Serafim do Ó da Costa.
    Queria mais informações.

    ResponderExcluir
  72. Hoje conheci um motorista de UBER chamado Marcos José do Ó. Ele me relatou que sua familia é da Paraiba.

    ResponderExcluir